Alimentando Sorrisos

Por Alessandra Ennes, Alessandra Garcia, Júlia Buttel e Roberta Cordeiro



Alimentando Sorrisos é um projeto voltado para a alimentação de crianças com fissura labiopalatina, suporte informacionalacolhimento das famílias dessas crianças. 
Popularmente conhecida como lábio leporino, a fissura labiopalatina consiste em uma má formação do lábio e/ou do palato (céu da boca) durante o desenvolvimento do bebê ainda no útero. Essa condição atinge 1 em cada 700 crianças no mundo, e no Brasil cerca de 5000 crianças por ano (em média 11 por dia) nascem com a fissura, segundo o IBGE.

De acordo com pesquisas e entrevistas realizadas com profissionais e familiares de pacientes em centros públicos que são referência no tratamento da fissura, a situação de bebês fissurados é estressante para as mães, pois a maioria não possui informações sobre a condição, ou orientação sobre onde buscar tratamento. 

Além de ser uma questão invisibilizada no Brasil e não contar com produtos direcionados para esse público, os bebês fissurados muitas vezes têm dificuldade na alimentação, principalmente antes da cirurgia de fechamento. 



O Alimentando Sorrisos consiste em um sistema de 3 soluções direcionadas a esse público, que muitas vezes não é atendido pelos produtos existentes no Brasil. O projeto conta com: uma válvula retentora para mamadeiras, um folder informativo e uma rede de trocas de experiências entre as famílias.
O folder é pensado para ser entregue nas maternidades contendo informações básicas sobre a condição. Ao mesmo tempo passa uma mensagem tranquilizadora que os pais precisam ouvir nesse momento tão delicado do nascimento de uma criança fissurada. 


Contém um depoimento de uma mãe de fissurado, as etapas do tratamento, contatos de centros especializados no Rio de Janeiro e um QR code para acesso à comunidade de pais no WhatsApp. 

Essa comunidade é uma forma simples de troca de experiências entre as famílias de crianças com fissura, e consequentemente de acolhimento. Ela deve ser administrada pela assistente social de cada centro de tratamento de fissura labiopalatina. 


Os bebês que nascem com fissura no lábio ou palato muitas vezes não possuem vedação suficiente na boca para realizarem a sucção ao mamar, o que pode causar a desnutrição e atrasos nas primeiras cirurgias. Por isso, foi desenvolvida no projeto uma válvula retentora para mamadeiras, que facilita a alimentação do bebê, à medida que, assim, é necessária menos força para sugar o leite
A válvula permite que o leite passe em apenas uma direção (para o bico) e não volte ao recipiente da mamadeira. Dessa forma, a pressão no bico aumenta, exigindo menos esforço da criança para que o leite saia.
Esse produto foi projetado para encaixar no máximo de mamadeiras possível, seguindo o padrão utilizado nas maternidades brasileiras. Além disso, acompanha um manual de uso, que demonstra o funcionamento e os cuidados com a válvula com uma linguagem simples e acessível.




O Alimentando Sorrisos foi pensado para aumentar a qualidade de vida tanto dos bebês com fissura labiopalatina quanto de suas mães, ja que essa situação é tão ignorada no Brasil. O projeto nasceu e foi construído a partir das falas e necessidades das famílias, ja que é um projeto de design centrado no humano. 
O depoimento dado por uma das mães entrevistadas reflete a importância do Alimentando Sorrisos e a valorização de questões negligenciadas. 



                   Agradecimentos a todos os colaboradores e parceiros envolvidos                        que tornaram esse projeto possível!
Alimentando Sorrisos
Published:

Alimentando Sorrisos

Alimentando Sorrisos é um projeto de design social voltado para a alimentação de crianças com fissura labiopalatina, suporte informacional e acol Read More

Published: